Anúncios
Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, é o Dia do Atleta Profissional no Brasil. Essa data importantíssima foi instituída pela Lei 9.615/1998 para comemorar uma das profissões mais antigas do mundo, com os primeiros registros do esporte profissional datando de 3000 anos.
Hoje é dia de homenagear a todas as pessoas que lutam constantemente para superar os seus próprios limites, tantos físicos como psicológicos. Os grandes atletas são conhecidos pelos seus bem feitos no esporte! E para ser um grande atleta profissional é necessário ter muita garra e determinação para vencer os obstáculos e superar os seus limites.
O dia é para celebrar os atletas e o trabalho que eles fazem
Por fim, e curiosamente, existem outros dias dedicados aos envolvidos com o esporte, como o Dia do Atleta Olímpico, em 23 de junho; o Dia do Atleta Profissional, comemorado em 10 de fevereiro; e o Dia Paralímpico, em 22 de setembro, Dia Nacional do Esportista.
O Dia do Atleta é comemorado desde 1961, quando o presidente Jânio Quadros anunciou a data oficial em nosso calendário. A data celebra todos aqueles que se empenham na prática do esporte, sejam atletas ou praticantes recreativos.
Os desafios enfrentados pelos atletas profissionais atualmente
Uma das dificuldades é conseguir conciliar o estudo, emprego e família com os treinos. O atleta de alto rendimento tem como desafios manter a rotina de treinos e cuidados com o corpo, ter acesso a bons equipamentos, apoio para viagens e muitas outras questões. Tudo isso envolve um dos principais dilemas: a necessidade de recursos financeiros.
Atletas que fizeram história nas olimpíadas
Maria Lenk- Ainda que nunca tenha conquistado uma medalha, a nadadora Maria Lenk é um grande nome no esporte por ter sido a primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada — de Los Angeles, em 1932.
Oscar Schmidt- Outro atleta que também não conquistou medalhas, mas gravou seu nome na história do esporte brasileiro é Oscar Schmidt. Suas atuações nos jogos fizeram com que fosse considerado um dos melhores jogadores de basquete do mundo, mesmo nunca tendo jogado na NBA.
Robert Scheidt- Com duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, o velejador Robert Scheidt é o maior medalhista brasileiro em Jogos Olímpicos. Conquistou a medalha de ouro Jogos de Atlanta, em 1996, e nos Jogos de Atenas, em 2004, além das medalhas olímpicas, em 1991, ganhou dez das onze regatas do campeonato mundial de juniores de Laser, na Escócia e nos 10 anos posteriores a esse feito, mais sete títulos mundiais e dois títulos pan-americanos. Por isso, Robert Scheidt é considerado o melhor atleta brasileiro em olimpíadas de todos o tempos.
Anúncios
Adhemar Ferreira- A trajetória do atleta do salto triplo, Adhemar Ferreira é impressionante. Sendo o primeiro bicampeão olímpico brasileiro, conquistando ouro em Helsinque em 1952 e Melbourne, em 1956. Carregou esse título por 48 anos até que outros atletas conseguissem bater seu feito. Além disso, Adhemar quebrou o recorde mundial da modalidade quatro vezes em um único dia, nos Jogos de Helsinque, em 1952.
Rafaela Silva- Com a carreira no judô iniciada no Instituto Reação, em 2000, Rafaela Silva participou da sua primeira Olimpíada aos 20 anos. Mas foram nos Jogos Rio 2016 que a judoca fez história, conquistando a primeira medalha de ouro para o Brasil na competição em casa. Com isso, Rafaela se tornou a única atleta feminina do judô a ter um título mundial e um olímpico.
Espero que você tenha encontrado as melhores informações para homenagear os grandes atletas do esporte, que marcaram gerações com sua desenvoltura e sucesso no esporte!
Como se tornar um atleta profissional
De um modo geral, para se tornar um atleta, você precisa ter uma relação profissional com um esporte. Essa ligação pode ser feita de diversas formas, pois essa pessoa pode ser um professor, um treinador ou até mesmo um atleta pago por um clube esportivo. Além disso, boa condição física, rigor técnico, equilíbrio emocional e capacidade de concentração são características esperadas de um atleta de alto nível.
bem aqui. Como vimos, um “atleta” é alguém que tem uma relação profissional com um esporte. O termo “atleta” é utilizado para descrever qualquer pessoa que pratica algum tipo de atividade física, seja ela amadora ou profissional. Desta forma, todo atleta é atleta, mas nem todo atleta é atleta.
Dentre os atletas profissionais, alguns optam por se formar em cursos relacionados à sua prática, como educação física e nutrição. É uma alternativa que vem atraindo cada vez mais pessoas, até porque amplia os horizontes de atuação e aprofunda o conhecimento do próprio corpo.