Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos! Celebre 30 de Janeiro

0
12
Dia nacialnal das historias em quadrinhos

Desde 1984, o dia 30 de janeiro é comemorado como o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, um dos gêneros preferidos dos brasileiros. Segundo o estudo “Retrato da Leitura”, do Instituto Pró-Livro, 4;, as histórias em quadrinhos atraem entre 13% e 29% dos leitores no país.

O dia 30 de janeiro é o Dia Nacional do Quadrinhos, comemorando a publicação em 1869 da primeira história em quadrinhos brasileira de Angelo Agostini na revista Vida Fluminense: As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de Uma Jornada à Corte da Jornada.

A data foi criada pela Associação dos Cartunistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) para incentivar e incentivar as crianças a entrarem no mundo da literatura e encantar leitores de todas as idades. Assim como temos o Dia do Leitor, também temos o Dia Nacional dos Quadrinhos que é comemorado no dia 30 de janeiro.

Esta data foi escolhida porque neste dia temos as primeiras histórias em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressions de uma Viagem à Corte, de Angelo Agostini, 1869.Uma aventura no Rio de Janeiro em janeiro.

Dia nacional das histórias em quadrinhos

O Que são histórias em quadrinhos?

Quadrinhos são narrativas gráficas compostas por palavras e imagens. Demonstram a diversidade e o tom humorístico de suas publicações, contribuindo para uma visão crítica da sociedade e interpretação de contextos atemporais.

Os quadrinhos podem ser vistos em jornais, revistas, sites e outras mídias. As histórias em quadrinhos se tornaram um dos gêneros mais lidos no mundo e já receberam diversas adaptações para o cinema. Eles há muito são considerados expressões reduzidas da arte literária.

No entanto, a variedade de publicações e a qualidade das narrativas atraem leitores e estudiosos para essa narrativa gráfica. “Eles (mangás) não são apenas uma anedota ou uma ‘simples’ leitura da infância. De crianças a adultos, os mangás ocupam um lugar importante na memória dos brasileiros e merecem a participação do poder público com especialistas acadêmicos.

Frases do dia nacional das historias em quadrinhos

“Acho muito importante que tenhamos este feriado porque nos dá a oportunidade de celebrar algumas de nossas histórias em quadrinhos favoritas e apreciar seus criadores”.

Os quadrinhos fazem parte de nossa cultura, quer você tenha crescido lendo-os ou não. Eles existem há mais de 100 anos e evoluíram com o tempo com o mundo ao nosso redor.

“Os quadrinhos são o pulso de nossa sociedade, refletindo nossa cultura de volta para nós de maneiras que nenhuma outra forma de arte pode”. -Roz Chast

“Os quadrinhos não são apenas fotos de pessoas dizendo coisas. São fotos de pessoas fazendo coisas”. – Bill Watterson

“Os quadrinhos não são apenas para crianças. Eles são para adultos que não cresceram”.

Como comemorar o dia nacional das histórias em quadrinhos

Que tal ler um gibi da Turminha para comemorar uma data? Para quem ainda não sabe, em outubro de 2010 foi lançada a primeira revista em quadrinhos da Turma do MPF.Os personagens vivem quatro aventuras em situações interessantes, tratando de cidadania e explicando melhor como funciona o MPF.

Além da história, a publicação traz hobbies e espaço para mostrar cada personagem. Organizado pela AQC-ESP, o Prêmio Angelo Agostini é concedido anualmente no Dia Nacional do Quadrinho ao considerado o melhor cartunista do ano. Desta forma, comunica-se a importância de explorar diferentes formatos e formas de contar histórias.

Também em 1999, foi realizado o primeiro Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco. Fundado pelo cartunista Lailson Cavalcanti, o festival inclui concursos de humor gráfico (caricaturas, charges, cartuns e caricaturas), exposições, oficinas e debates com artistas convidados. O FIHQ é muito importante para fomentar a produção de quadrinhos em Pernambuco. O festival realizou sua última edição em 2007.