Dia Nacional do Livro Didático: Desenvolvimento Educacional

0
19

O dia Nacional do livro Didático é um marco importante para a educação, pois é destinado a avaliar e a disponibilizar abras didáticas, pedagógicas e literárias, sendo muito importante para o desenvolvimento da sociedade e para o crescimento intelectual do individuo. Os livros são uma forma de registra um marco importante da história do mundo, invista seus conhecimentos em livros pois eles tem o poder da sabedoria e do aprendizado, além de proporcionar uma mente mais aberta para sociedade.

O dia Nacional do livro Didático

O Dia Nacional do Livro Didático é celebrado no Brasil em 27 de fevereiro.

Conheça a trajetória do livro didático no Brasil

No Brasil, os livros só puderam ser feitos a partir de 1808, quando a família Real portuguesa se mudou para cá e trouxe uma máquina impressora, fundando a imprensa régia. Antes disso, era crime ter uma tipografia no país. As primeiras obras didáticas publicadas por aqui foram traduções para a Escola Militar. A produção própria do livro didático só veio a partir de 1822, com a Independência do Brasil e o decreto das primeiras leis educacionais.

Atividades para o Dia Nacional do Livro Didático

Nesta data, educadores e alunos podem participar de diversas atividades em conjunto, que ajudam a conscientizar sobre a importância do livro didático no processo de educação e ensino.

  • Faça marcadores de livros com seus alunos;
  • Faça capas protetoras de livros com seus alunos, reforçando a ideia de preservar muito bem o livro para ser reaproveitado por outros estudantes no futuro;
  • Faça ou promova uma redação sobre a importância do livro didático para o processo educativo.

Um livro pode mudar o mundo

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.” – Malala Yousafzai, ativista que teve a vida completamente transformada por sua luta pela educação. Como editora de livros e conteúdos didáticos, a Editora do Brasil busca plantar dia a dia uma sementinha e fazer parte dessa mudança. Por isso, constantemente investe em projetos que ajudam os educadores a fazer sempre o melhor. 

O conhecimento é proporcionado pela uma boa leitura e os livros é uma fonte de sabedoria, ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita. Procure sempre por informações dento de um livro!